Quando nosso sistema imunológico não funciona direito, ficamos mais propensos a gripes, infecções e outras doenças. Hoje, vou falar como aumentar a imunidade, trazendo dicas que não podem faltar na sua rotina. Anote aí!
Deixar o organismo forte previne enfermidades e ajuda o corpo a reagir àquelas que já estão presentes. Para isso, é fundamental ingerir alimentos com vitamina C. Limão, laranja, tangerina, acerola e goji berry são alguns deles.
Em alguns casos, é preciso tomar um suplemento à base da vitamina, seja em cápsulas ou efervescente. Além disso, melhorar a imunidade requer:
- Corte no consumo de alimentos enlatados e cheios de conservantes químicos;
- prática constante de exercícios físicos leves;
- exposição ao sol no início da manhã;
- boa alimentação – o sistema imune é formado por células e anticorpos que precisam de proteínas, carboidratos e lipídios para serem renovados;
- zinco e cálcio – são minerais importantes para a imunidade;
- menos estresse – ficar nervoso e ansioso provoca a liberação dos hormônios corticosteroides, que possuem atividade imunossupressora;
- bom sono – noites mal dormidas ou poucas horas de sono elevam o nível de estresse do organismo e reduzem a imunidade. É, sem dúvida, um dos fatores mais importantes sobre como aumentar a imunidade;
- quantidades adequadas de ômega 3 – o ácido graxo essencial é um grande aliado do sistema imune e auxilia na prevenção de diversas doenças;
- muita água – ela ajuda a renovar as células, lubrifica as vias aéreas e evita que infecções e alergias atinjam o corpo. Tente ingerir no mínimo 2 litros de água por dia;
- bons hábitos de higiene – lave sempre as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro, entre outras medidas que afastam infecções e doenças;
- equilíbrio – evite exageros, sejam eles na alimentação (excesso de ingestão de gordura, por exemplo), no consumo de álcool, exercícios físicos extenuantes ou noites em claro. Eles prejudicam o corpo, fazendo com que a imunidade seja reduzida;
- uso consciente de medicamentos – muitos remédios, como os corticosteroides, reduzem a produção de células do sistema imune e de anticorpos.
Como aumentar a imunidade: saiba que alimentos consumir
Se você está com a imunidade baixa, não deixe incluir os itens a seguir na lista de compras. São produtos que fornecem as calorias necessárias para a produção de células de defesa. Confira:
- Alho;
- cenoura;
- tomate;
- nozes;
- castanha-do-pará;
- Salmão;
- Ostras;
- Iogurte Natural.
Esses são alguns dos alimentos que aumentam a imunidade protegendo o organismo contra o desenvolvimento de doenças, como micoses ou gripe.
Leitura complementar:
- Como baixar o colesterol – Saiba controlar esse vilão
- Intestino preso – Dicas para o seu intestino funcionar direitinho
- Obesidade – Causas, sintomas e tratamentos
- Efeito platô: Saiba as principais causas e como sair dele
Sistema imune em dia: entenda como ele funciona
Nossa imunidade fica fraca quando o grupo de mecanismos de defesa do corpo não age como deveria, facilitando assim a instalação de doenças.
Para você perceber melhor como aumentar a imunidade, tenha em mente que o sistema imune é formado pela parte branca do sangue. Ela produz os anticorpos que entram em ação toda vez que o organismo é exposto a algum elemento estranho.
Porém, também podemos incluir entre os mecanismos de defesa a pele e até a secreção ácida do estômago. Esta última é capaz de neutralizar a atividade de micro-organismos, evitando que eles se fortaleçam dentro do corpo humano.
Outra mostra da necessidade de manter a imunidade em dia é a chegada do inverno – e, com ele, todos os sintomas e enfermidades típicos da estação: sinusite, resfriados e gripes com febre, muita indisposição e dores. Males que são combatidos quando se tem um bom sistema imune.
Deve-se ficar atento aos sintomas de imunidade baixa, como:
- Doenças simples, mas que demoram a passar ou que agravam facilmente, como gripe;
- Infecções recorrentes, como amigdalite ou herpes;
- Náuseas, vômitos ou diarreia.
- Cansaço excessivo;
- Febre frequente e calafrios;
Considerações finais…
Deve-se procurar o médico, logo que apresentar os sintomas de imunidade baixa ou se tiver doenças ou fatores de risco para enfraquecer o sistema imunológico, sendo necessário fazer exames de sangue para verificar como está a imunidade.
Você viu hoje como aumentar a imunidade e a importância dela em nossas vidas. É claro que cuidar das defesas do corpo é uma tarefa para todos, e deve ser feita o ano inteiro, não apenas no inverno.
Deu para perceber também que fazer subir a imunidade depende de hábitos de vida e alimentação. Como aumentar a imunidade? Só depende de você!
Saúde, e até as próximas dicas!