Quando uma pessoa procura uma academia, o principal objetivo dela é perder. Não o tempo ou o dinheiro, mas as gorduras. Tem também os que vão para ganhar massa, músculos definidos. E quando não sabemos exatamente o que fazer nesse ambiente? É justamente para isso que existem as dicas de musculação para iniciantes.
Antes de passar as dicas, é válido ressaltar a importância de procurar um médico para fazer uma checagem geral do corpo. Nunca comece a treinar, mesmo que seja de leve, sem antes saber como está a sua saúde.
Algumas pessoas podem ter alguma restrição quanto aos exercícios de musculação e desencadear outros problemas. Então, nada de iniciar os exercícios por conta própria.
Musculação para iniciantes. Quais as regras?
Passo 1:
- Saber o peso adequado dos aparelhos que deve levantar é fundamental. Nada de chegar querendo o mais pesado só para impressionar. Mesmo que consiga, isso pode prejudicar, pois não faz parte da rotina.
Passo 2:
- Aos poucos e com a devida instrução você pode ir gradativamente aumentar o peso dos equipamentos. Mas sem exageros.
Passo 3:
- É comum ficarmos meio perdidos no início de alguma atividade física. Portanto, a ajuda do professor é extremamente importante. Seguir sempre as dicas dele é uma forma de garantir sucesso nas atividades de musculação para iniciantes e de progredir.
Passo 4:
- O local de fazer musculação para iniciantes tem que ser bem analisado. Isso inclui ambiente, profissional e maquinários. Fazer exercícios corretos, mas com ferramentas já desgastadas não são tão eficazes quanto às novas.
Passo 5:
- A quantidade de horas e os dias de treino são decididos pelo instrutor. Inicialmente, é preciso pegar leve. Cerca de meia hora durante três dias já é suficiente para um aprendiz.
Passo 6:
- Não precisa e nem deve ficar apenas nos aparelhos de musculação. Há várias opções para treinar na academia. Opte pelos alongamentos, dança, esteira e outros.
Passo 7:
- “Não cobiçarás o corpo do próximo.” Essa frase cai bem para pessoas que já chegam na academia querendo ter o mesmo corpo de outro. Cada pessoa tem seu tempo para desenvolver e aperfeiçoar o corpo.
Não pode querer fazer os mesmos exercícios, achando que ficará igual ao “saradão do lado.” Alguns treinos dão resultados em uma pessoa e não em outras, portanto tenha paciência e siga as instruções do professor.
Passo 8:
- Musculação para iniciantes requer uma série de cuidados. Mas não apenas para eles. Quem já pratica há um tempo sabe que é preciso descansar e manter uma alimentação balanceada. Caso contrário, o corpo ficará sobrecarregado e o exercício não funcionará adequadamente.
Passo 9:
- É normal achar que os resultados da musculação demoram muito em determinadas pessoas. Na verdade, isso depende do tempo de treino e da genética de cada um.
Por achar um pouco demorado, alguns optam pelo uso de suplementos. O correto é não usá-los inicialmente. Deixar o corpo se acostumar ao ritmo de treinos para depois saber se será realmente necessário ou não uso desse adicional.
Passo 10:
- Foco nos treinos e não na quantidade de peso. Principalmente na prática de musculação para iniciantes. Comece os exercícios com a certeza de que todo início é mais difícil, só que não é porque não deu para levantar determinado peso que você nunca vá fazer isso. Pegue leve com você mesmo.
Treine mais a coordenação motora e a postura adequada, para depois pensar nos ferrinhos mais pesados.
A musculação para iniciantes é, antes de tudo, uma prova de paciência. Requer atenção e disciplina para alcançar as metas que se quer com o corpo.
Seguir as instruções é importante para quem quer ter um corpo bonito e saudável.
Eu, como sempre, estou na torcida! Se você gostou desse artigo, não deixe de comentar logo abaixo.
Até a próxima!
Ainda não tem um programa de emagrecimento?
Se você quer ter resultados acelerados e acima da média, siga as orientações mais avançadas fornecidas pelo personal trainer Vinícius Possebon em seu treinamento chamado Queima de 48 Horas 2.0
Me dê 15 minutos por dia e eu lhe dou o corpo dos seus sonhos! Quer ter resultados fora do comum?