Se tem uma coisa que merece ir para baixo é o dígito da balança. Reduzindo os carboidratos, você chega lá! Isso mesmo, com a Dieta Low Carb, você aproveita a baixa ingestão de fontes de energia para deixar sua motivação nas alturas. Quer saber como? Vem comigo!
Na Dieta Low Carb, os alimentos permitidos são:
- Carnes – de verdade, in natura, de todos os tipos. Pode ser uma boa linguiça (fuja daquelas com açúcar e amido na composição), um peixe, além de crustáceos, frango, carne de porco e até bacon.
Não é preciso se preocupar com a gordura da carne. Saboreie os seus cortes prediletos, na quantidade que quiser.
Salsichas e nuggets não entram na lista liberada do regime com pouco carboidrato – e estes produtos ainda são repletos de amido.
Outro detalhe importante: faça seu próprio tempero, ou seja, evite comprar carnes já temperadas.
- Verduras – de todas as espécies. Sobre batatas, cenoura, beterraba e mandioca: elas são deliciosas, mas cheias de carboidratos. Quer emagrecer para valer com a Dieta Low Carb? Então, até chegar ao seu peso ideal, risque estes itens do cardápio e capriche no restante.
Agora, se para você é difícil demais agir assim e, pior, as saladas não fazem a sua cabeça, ou melhor, o seu estômago, talvez o regime Low Carb não seja a melhor estratégia alimentar para perder peso.
Caso você seja fã número 1 de umas boas verduras, vá em frente! O que não impede os menos apaixonados por saladas de tentar mudar de hábito, ok? Que tal começar aos poucos, temperando folhas com bastante azeite de oliva e sal?
- Ovos – cozidos, mexidos e até fritos. Do jeito que você preferir. Na salada, na sopa, para o lanche, em um cozido etc. Ovos são nutritivos e práticos.
No começo, pode ser um pouco difícil para quem não está acostumado. Mas, com o tempo, você se consegue incorporar o alimento à dieta.
Cada ovo tem cerca de 0,8g de carboidrato, mas pode ser considerado zero carbo para simplificar um pouco. E, vamos combinar, é difícil alguém exagerar no consumo de ovos, certo?
Leitura complementar:
- Dieta Ravenna: Emagreça até 7 kg por mês!
- Receitas fitness para manter o corpo em forma
- Como emagrecer com a dieta da sopa
- Dieta balanceada e por que é importante?
O que é permitido na Dieta Low Carb
Completando a lista de delícias com passe livre no regime “zero carboidratos”, veja o que mais é seu aliado:
- Queijos e nata/creme de leite – uma dieta paleo tradicional não contém laticínios, mas eles são Low Carb. Alguns produtos têm mais carboidratos; outros, menos.
No caso dos queijos, por exemplo, o ideal é evitar os brancos (Minas frescal, cottage e ricota), pois eles contêm mais lactose, o açúcar do leite. Pelo menos se o seu objetivo é dieta para afinar a silhueta.
Dê preferência à nata ou ao creme de leite, campeões na Dieta Low Carb. A nata é uma boa opção no café, além de servir para fazer molhos, estrogonofe e muitas outas delicias.
- Nozes e sementes – castanha-de-caju e castanha-do-pará, amêndoas, macadâmia, pistache… Hum…
Se a sua meta é eliminar mais de 10 quilos ou precisa enxugar as curvas de forma mais rápida, o recomendado é não exagerar no consumo desses produtos. O ideal é não passar de dois punhados (de 30g) por dia. Parece pouco, não é? Mas eles alimentam bem.
Para não abusar, prepare um mix de nozes e sementes, separando as porções em saquinhos e mantendo as nuts em um pote. Lembrando de utilizar sempre o mesmo recipiente para calcular a “dose”, ok?
O amendoim é um capítulo à parte, e tem um pouco mais de carboidratos. Por isso, ele vale a pena somente quando tudo o que há para comer é carboidrato-lixo.
Alimentos que deve ser evitado
A dieta low carb recomenda o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico e que contenham uma boa quantidade de fibras.
Evite comer:
- Sorvetes
- Refrigerantes
- Doces
- Pão branco
- Massas
Então, preparado para aderir de vez à Dieta Low Carb e emagrecer de maneira saudável? Aposto que sim! Você consegue.
Sucesso, e até o próximo artigo com muitas outras dicas!
Bem legal as dicas, gostei bastante. Para quem está entrando na onda do verão com dieta (todo mundo, rsss), esse link tem umas dicas bem legais também http://bemsaudavel.com/alimentacao/11-alimentos-ajudam-a-perder-barriga/
Bjos e bom verão para todas!
otimo artigo
Muito bom, comecei na low carb há alguns meses e minha auto estima melhorou bastante graças aos bons resultados que estou tento, pretendo levar pra vida inteira.
Boa tarde, adorei as dicas, e aqui vai uma por minha conta rs, eu sou experiencia própria, para quem ama amendoin que nem eu, vai com calma pq eles aumentam uns quilinhos rsrs, sempre percebo isso quando como bastante. ótimo artigo!